-
Facebook
Nuvem de tags
Dobradas
Alencar
Ele é jovem, mas já fez muito Alencar é advogado e vereador em Guarulhos desde 2004. Como Líder… [leia mais]
Ana do Carmo
Moradia e cidadania para todos Mais que palavras, elas são direitos de todo homem e mulher, criança… [leia mais]
Beto Cangussu
Garra, Coragem e Coerência Beto Cangussu é advogado e bancário. Casado, pai de três filhos, iniciou… [leia mais]
Breno Cortella
Conheça Breno Cortella Breno Cortella é uma revelação política de nosso Estado. Aos 16 anos,… [leia mais]
Carlos Grana
Conheça Carlos Grana Carlos Grana é presidente licenciado da Confederação Nacional dos Metalúrgicos/CUT.… [leia mais]
Donisete Braga
Experiência faz a diferença Donisete Braga aprovou leis que ampliaram as indústrias e contribuíram… [leia mais]
Dudu Bolito
Conheça Dudu Bolito Dudu Bolito tem 47 anos. Nasceu em Rincão, estado de São Paulo. Cursou Ciências… [leia mais]
Edinho Silva
Conheça Edinho Edinho Silva foi duas vezes vereador e duas vezes prefeito de Araraquara. Na prefeitura,… [leia mais]
Enio Tatto
Conheça Enio Tatto Enio Tatto nasceu em 1960, em Frederico Westphalen (RS). Em 1978 migrou para SP,… [leia mais]
Fausto Figueira
Conheça Fausto Figueira Fausto Figueira é médico e cumpre seu segundo mandato como deputado estadual… [leia mais]
Francisco França
Conheça Francisco França França já mostrou como vereador e líder do PT em Sorocaba ter competência… [leia mais]
Geraldo Cruz
Conheça Geraldo Cruz Geraldo Cruz foi prefeito de Embu das Artes (2001 a 2008), 1º lugar nacional… [leia mais]
Gerson Bittencourt
Conheça Gerson Bittencourt Gerson Bittencourt, 44 anos, casado, é engenheiro agrônomo, mestre e… [leia mais]
Hamilton Pereira
Hamilton É Sua Voz Lá! Hamilton Pereira é deputado estadual e está em seu quarto mandato. Sorocabano,… [leia mais]
Isac Reis
Conheça Isac Reis Desde muito cedo, Isac Reis construiu uma trajetória de lutas, aprendeu o valor… [leia mais]
Ivanete Vieira
Conheça Ivanete Vieira Ivanete Aparecida dos Santos, popularmente conhecida como Ivanete Vieira,… [leia mais]
João Antonio
Conheça João Antonio João Antonio começou a militância política nas comunidades cristãs e no… [leia mais]
José Candido
Em defesa das nossas conquistas Lavrador e metalúrgico, José Candido nasceu em Sabino, no Oeste… [leia mais]
Jurandir Gallo
Conheça Jurandir Gallo Tecnólogo especializado em transporte de massa, Jurandir Gallo é casado,… [leia mais]
Lineu Navarro
Conheça Lineu Navarro Lineu Navarro, formado em história, é vereador e atual presidente da Câmara… [leia mais]
Luiz Cláudio Marcolino
Conheça Luiz Cláudio Luiz Cláudio Marcolino é economista, presidente licenciado do Sindicato dos… [leia mais]
Marco Aurélio
Conheça Marco Aurélio Marco Aurélio de Souza, funcionário do Banco do Brasil, foi vereador duas… [leia mais]
Marcos Martins
Conheça Marcos Martins Marcos Martins é um dos fundadores do PT. Em seu primeiro mandato como deputado… [leia mais]
Matias Vieira
Conheça Matias Vieira Filiado e militante do PT desde 1984, participou dos movimentos populares,… [leia mais]
Rillo
Conheça Rillo Com 33 anos, formado em Direito, a trajetória política de João Paulo Rillo o conduziu… [leia mais]
Roberto Felício
Conheça Roberto Felício Roberto Felício é professor da rede estadual de ensino. Participou da… [leia mais]
Romazzini
Conheça Romazzini Luiz Carlos Romazzino iniciou sua militância no movimento estudantil no início… [leia mais]
Rui Falcão
Compromisso com o Brasil Rui Falcão foi fundador do PT, diretor do Sindicato dos Jornalistas de São… [leia mais]
RUI FALCÃO
Da Agência Câmara O deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) propõe que o prazo máximo para o sigilo de… [leia mais]
Salete Campari
Conheça Salete Campari Salete Campari nasceu na Paraíba e se mudou para São Paulo em busca de melhores… [leia mais]
Simão Pedro
Conheça Simão Pedro Simão Pedro é Mestre em Sociologia Política pela PUC-SP. Mora na Zona Leste… [leia mais]
Telma de Souza
Telma de Souza tem história Pedagoga e advogada, Telma de Souza foi vereadora, prefeita de Santos,… [leia mais]
Zé Antônio
Conheça Zé Antônio José Antônio da Silva nasceu em Agrestina (PE) e mora em Diadema há 24 anos.… [leia mais]


Carregando...























Relator propõe prazo máximo de 50 anos para sigilo de documentos
Da Agência Câmara
O deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) propõe que o prazo máximo para o sigilo de documentos no Brasil seja de 25 anos, renovável uma única vez por igual período. O parlamentar é o relator da comissão especial que analisa o Projeto de Lei 219/03, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que regula o acesso às informações detidas pela administração pública. Tramita apensado, o PL 5228/09, do Executivo.
Mendes Ribeiro Filho acredita que enfrentou em seu relatório preliminar os maiores desafios apontados durante as discussões promovidas pela comissão com especialistas e entidades que defendem o acesso ás informações públicas.
Veja íntegra do Substitutivo
Na sua avaliação, a modificação mais importante é a limitação a uma única renovação do prazo de 25 anos para o sigilo das informações. A proposta original era de que um documento poderia ser declarado sigiloso por 25 anos, renováveis quantas vezes se considerasse necessário.
“Era como criar inúmeros segredos de Fátima”, disse o relator, se referindo aos segredos que teriam sido repassados por Nossa Senhora a três crianças em Portugal no início do século passado e cujo último só foi revelado em 2000.
Órgão independente
O relator disse que incorporou parte significativa das sugestões, mas reconheceu que alguns ainda estão pendentes, como é o caso da criação de um órgão independente ao qual caberia decidir em última instância sobre a entrega ou não da informação. Ele afirmou que não se convenceu de sua necessidade.
Como alternativa ele criou a possibilidade de recurso ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da União (TCU), que poderiam, por seus meios de procedimento decidir os casos polêmicos. O deputado frisou que toda a negativa de informação por parte do Poder Público tem de ser motivada para que a avaliação possa ser feita.
Um dos pontos considerados problemáticos por todos que foram ouvidos pela comissão foi o de que a lei não teria alcance sobre estados e municípios e também sobre outros Poderes. O relator explicou que a saída foi criar uma norma geral para todos os entes e poderes, visando garantir o direito de acesso à informação.
O deputado também alterou de 120 para 180 dias o prazo para entrada em vigência da lei. Ele explicou que o tema teria de ser debatido também com vistas ao Orçamento de 2011 que, em sua opinião, deveria prever campanhas de esclarecimento para que a população soubesse de seu direito às informações públicas.
Prazo para votação
A comissão fixou o prazo de uma semana para que parlamentares e entidades encaminhem suas sugestões à proposta para que o parecer final seja apresentado até dia 2 de dezembro e possa ser votado pela comissão até dia 9 de dezembro. O presidente da comissão, deputado José Genoíno (PT-SP), acredita que será possível levar a proposta ao Plenário ainda este ano.
Mendes Ribeiro pediu que os deputados, além de enviarem suas sugestões, discutissem a proposta com seus líderes para que o projeto possa ser aprovado rapidamente pelo Plenário. Genoíno informou que vai apresentar o relatório preliminar ao governo e que dará ao Executivo o mesmo prazo de uma semana para enviar suas propostas de alteração.