A ciclofaixa foi proveniente de um repasse no valor de R$245 mil do deputado federal Paulo Teixeira (PT) em 2015.

Da Redação do Portal R3 com dados da prefeitura de Jacareí

No último sábado, dia 23, os ciclistas de Jacareí foram presenteados com a inauguração de uma malha cicloviária com 6km de extensão, em uma cerimônia que reuniu, além de vários ciclistas da cidade, o prefeito Izaias Santana, o vice Edgard Sasaki, o secretário de Mobilidade Urbana Edinho Guedes, a secretária de Meio Ambiente Rossana Vasques e o vereador Juarez Araújo.

O prefeito Izaias Santana explicou que o objetivo principal é o de melhorar a qualidade de vida da população. “Ao final de quatro anos, teremos uma nova realidade em termos de espaço adequado aos nossos ciclistas”.

A ciclofaixa inaugurada liga o Educamais Jardim Paraíso, na região sul, ao Parque da Cidade, no centro. Com a entrega dos 6km, o município agora conta com uma malha cicloviária de 8km.

Jairo Santos, que devido a um acidente perdeu parte dos movimentos da perna esquerda e é usuário de uma bicicleta adaptada, afirma que toda melhoria é bem-vinda. “A ciclovia ajuda muito, pois regulariza o que antes era muito bagunçado. Agora temos um espaço para nos locomover com mais segurança”, afirmou.

Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana, destacou a importância do auxílio dos ciclistas no processo. “Este projeto contou com verbas federais e municipais, custeando tanto a ciclofaixa quanto calçadas e sinalização. Foi graças a uma contribuição direta dos ciclistas que conseguimos chegar a este resultado final”, afirmou o secretário.

Audiência Pública – Na quarta-feira, 19, a Secretaria de Mobilidade Urbana promoveu a 1ª Audiência Pública sobre o plano cicloviário, promovendo um debate sobre toda a malha cicloviária no Instituto Federal.