PERFIL

Paulista de Águas da Prata, Paulo Teixeira iniciou sua militância política aos 19 anos, quando se mudou para o distrito de São Miguel, na Zona Leste da capital, e passou a atuar junto às Comunidades Eclesiais de Base e aos movimentos sociais. Entrou no PT em 1982, aos 21 anos.

Advogado e mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, Paulo foi subprefeito de São Miguel entre 1991 e 1992, na primeira administração do PT. Deputado estadual por dois mandatos, foi considerado um dos 100 nomes mais importantes do Brasil na luta contra a Aids.

Secretário da Habitação no Governo de Marta Suplicy (2001-2004), desenvolveu os programas Morar no Centro e Plantas Online, iniciou a urbanização em Paraisópolis e consolidou a de Heliópolis, iniciativas elogiadas em relatórios da ONU. Como vereador, foi autor do Projeto de Lei para exigir o cumprimento da função social da propriedade em São Paulo.

Eleito deputado federal em 2006 e reeleito em 2010, foi líder do PT na Câmara e contribuiu para a aprovação da Comissão Nacional da Verdade e da Política de Valorização do Salário Mínimo, entre outros avanços. Teve importante atuação na criação do projeto do Programa Minha Casa, Minha Vida. É relator do PL que institui o novo Código de Processo Civil e autor do PL que prevê a investigação dos “autos de resistência seguida de morte”.

Entre 2011 e 2013, ganhou por três vezes consecutivas o Prêmio Congresso em Foco, que reconhece o trabalho dos melhores senadores e deputados federais. Navegue na linha do tempo abaixo para saber mais sobre sua biografia.

cadastre-se2

Nas Redes

faceflickerinstatwitteryoutube

FACEBOOK